Programa de mentoria UMA aproxima artistas negras do mercado de moda e design

By Fashion Revolution

2 years ago

Ao longo de três semanas, atividades propõem a construção de estratégias nas áreas de criatividade, comunicação e gestão

 
Em maio, o programa de mentoria UMA – Universo Moda e Arte chega para aproximar artistas negras do mercado de moda e design com a proposta de construir estratégias que desenvolvam e respeitem a individualidade artística. A ação tem como objetivo capacitar as profissionais nas áreas de criatividade, gestão, comunicação e desenvolvimento de novas ideias junto a outros artistas, críticos e agentes dos sistemas de arte, moda e design. A mentoria é idealizada pela jornalista e mestra em Design Carol Anchieta numa cocriação com a artista Mitti Mendonça e o artista Wagner Mello e conta com investimento do Instituto Lojas Renner.
 
Dividido em cinco módulos, o programa acontece ao longo de três semanas, e foi pensando no formato online, para que pudesse contemplar artistas negras, de diferentes regiões do país. Segundo Carol, a mentoria foi bem recebida pelo público: “ficamos muito surpresos com o resultado das inscrições e felizes demais com a qualidade dos projetos, com artistas de técnicas e trabalhos super diversos. Que essa seja a primeira de muitas edições do UMA”. O Programa contemplará 10 artistas negras, oferecendo uma bolsa de R$ 1.500 conforme participação ativa de 75% de presença. 

O conteúdo dos módulos contempla : mercado de trabalho, gestão de negócios, processo criativo, moda e arte e ainda o espaço de escuta psicoterapêutica coletiva com Grupo Terapêutico Masani . As aulas preparadas para a mentoria UMA são exclusivas, de forma que cada profissional – referência em sua área de atuação – propõe para as participantes exercícios que serão somados à entrega final proposta pelo projeto. Essa atividade será a apresentação das artistas formato de pitch, expondo seus trabalhos para agentes das artes e moda, visando, assim, uma aproximação com ambos mercados.

Um destaque para a mentoria UMA é o cuidado com a saúde mental: o projeto conta também com encontros de escuta psicoterapêutica coletiva. Segundo Carol, o  intuito desse momento é “um reforço na autoestima, tomada de decisões e segurança das artistas negras ao apresentarem seus trabalhos para mercados majoritariamente dominados por homens e pessoas brancas”. 

Fazem parte do corpo formativo Alex Tso e Ramo, da Diáspora Galeria, Dina Prates, do Instituto Estrela Preta, Denise Salles, Diretora Criativa, artista visual e fundadora da plataforma de experimentações manuais, têxteis e co-criativa Oroomin.co, e integrantes  da Youcom, marca de moda e lifestyle jovem da Lojas Renner S.A.  

Cada uma delas receberá uma bolsa no valor de R$ 1.500,00, conforme participação ativa de 75% de presença. O programa elegerá 10 selecionadas e os nomes serão divulgados no dia 25 de abril pelo site e redes sociais do projeto e os encontros iniciam em 02 de maio. Para mais informações acesse: https://www.universomodaearte.com  e https://www.instagram.com/uma_universomodaearte/