Marcas: cheguem mais perto
Ei, Você que tem uma marca de moda, ou que trabalha em uma marca… Qualquer marca, não precisa ser só de moda sustentável: Chega aqui, mais pertinho do Fashion Revolution, chega aqui mais pertinho de mim. Eu sou a Marina de Luca, coordenadora de mobilização no FashRev, e quero te contar tudo que a gente pode fazer juntos e juntas para mudar a moda!Quero te mostrar tantas ferramentas lindas que a nossa equipe do FashRev construiu nesses quase 10 anos de existência e que vocês podem explorar e se apropriar de forma muito construtiva, para que a gente possa juntos e juntas reconstruir a moda que a gente quer ver crescer. Quero também estar perto de vocês, quero as marcas perto do movimento, quero conhecer pessoas, fazer amigos, criar pontes.O Fashion Revolution acredita na mudança sistêmica de forma coletiva, e através do amor, da empatia e da celebração. Vocês já devem ter reparado que não apontamos o dedo para nomes e empresas. Não reproduzimos ódio e nem “cancelamos” de ninguém. Nossa revolução acontece através da união e da auto responsabilidade. Substituímos a culpa por responsabilidade, e criamos ferramentas e conteúdos para que todos e todas tenham a oportunidade de ser protagonistas na mudança.
Por isso, quero mostrar para as marcas de moda como vocês podem se envolver e apoiar o Fashion Revolution, e fazer sua parte nessa transformação coletiva e sistêmica por uma moda mais justa, limpa e ética.
Antes de enumerar as formas de participação, entendo que é sensível a relação entre negócios lucrativos e ativismo, por isso compreendo que algumas empresas de moda possam se sentir distantes do Fashrev. Em contraponto, acreditamos que não há outra forma de mudar um sistema, que não seja nos unindo e aprendendo a conversar a partir de diferentes pontos de vista, para encontrar soluções possíveis a todos e todas.
O Fashion Revolution existe para mudar a moda e o mundo. Somos um movimento ativista, que mobiliza sociedade civil para cobrar marcas e indústrias a mudarem suas práticas e suas lógicas e não uma certificadora. Não emitimos selos de aprovação, não oferecemos consultorias nem dicas de consumo e não apoiamos nenhuma marca ou negócio específico. Nós convidamos as marcas a participarem da mudança, revendo e transformando suas práticas internas, comunicando os valores do Fashion Rev e somando na luta.
Esses papéis listados acima são desempenhados por incríveis parceiros e outras empresas já existentes no ecossistema da moda. Nosso papel é oferecer informação verdadeira e experiências de conscientização sobre os reais impactos da moda, e criar espaços de confiança para conversas entre os e as participantes desse mercado. Nós atuamos por meio da comunicação, educação, colaboração, mobilização e participação.
Bom, vamos à lista de formas de apoiar, de forma prática!
- Vamos começar com a Semana Fashion Revolution, nossa principal campanha anual, alinhada com as equipes do FR do mundo todo e que você pode saber mais detalhes AQUI.
O primeiro passo é responder às nossas hashtags: #quemfezminhasroupas #doquesãofeitasminhasroupas #acordequemfezminhasroupas.
Poste fotos das pessoas que fazem os produtos, quem costura, corta, separa, revisa. Queremos celebrá-las! E não deixe de explicar para elas sobre o Fashion Revolution. Use a hashtag #eufizsuasroupas e baixe nossas plaquinhas AQUI .
Para a hashtag #doquesãofeitasminhasroupas conte mais sobre sua matéria-prima em suas redes sociais e site. De onde vem as fibras dos tecidos usados em sua produção? A região, a composição, como ela é feita! Gravações em vídeos são ótimas formas de mostrar mais informações.
E finalmente a hashtag #acordequemfezminhasroupas .Convidamos as marcas para refletirem e agirem sobre as implicações do racismo na moda. Antes de postar, o convite aqui é olhar para dentro e assumir uma postura adequada com foco na promoção de equidade e igualdade racial entre seus funcionários.
Que tal começar hoje? Você sabe quantas pessoas não brancas estão em cargos de liderança na sua empresa? Que tal criar um plano de ação para que a quantidade de pessoas em cargos de liderança seja mais diverso e equitativo?
2. Realize ações na semana Fashion Revolution: Ofereça ações para o público geral e também para seu público interno: sua equipe! Baixe o “Guia para marcas” e inscreva-se na newsletter para marcas AQUI .
3. Compartilhe o conteúdo do Fashion Revolution: Reposte nossos conteúdos em todas as redes, e lembre de marcar o @fash_rev_brasil . Temos um trabalho consistente e potente de geração de conteúdo, utilize disso e reposte, imprima, leia, e repasse creditando nossos canais.
4. Participe do seminário para marcas: um evento recorrente que promovemos para conversar, trocar, ouvir e falar. É um encontro de vídeo chamada coletivo, onde trazemos temas pertinentes às nossas pautas e também convidados para contribuir com conhecimentos e boas práticas. Para saber as datas e o link dos encontros inscreva-se em nossa newsletter.
5. Envolva-se com o Índice de Transparência da Moda Brasil: Leia o Relatório do Indice de Transpência da Moda e confira como está o cenário da transparência entre as maiores marcas que operam no Brasil. O relatório tem diversas informações que podem ajudar marcas de qualquer dimensão. Mesmo que você não seja uma das marcas avaliadas, leia o Guia de Transparência e veja como iniciar sua jornada na transparência sobre Mudança Climática, Igualdade de Gênero e Racial. Ele é um grande instrumento com parâmetros estabelecidos e passos a serem seguidos para alcançar a transparência.
Utilize o questionário de análise do ITM e verifique o nível de transparência da sua marca. Baixe gratuitamente no link da página 27 do ITM.
Trace seu perfil interno e identifique os pontos de atenção que você pode trabalhar!
Você não imagina a quantidade de informação rica que o ITM oferece de forma gratuita!
6. Envolva-se com o Fórum Fashion Revolution: Uma plataforma criada para fomentar a pesquisa e o debate sobre desafios e soluções sustentáveis dentro do sistema da moda através da voz de pessoas reais! Às marcas sugerimos que incentivem seus funcionários a escrever sobre processos que acontecem dentro da empresa, compartilhando boas práticas de sustentabilidade que possam ser reproduzidas por outras marcas.
Lembrando que é importante seguir o edital, pois mesmo que seja um estudo de caso é preciso que ele tenha referências bibliográficas. Também sugerimos contribuir na divulgação do Fórum em seus canais de comunicação oficiais e para sua equipe interna.
Que tal abrir um edital interno para fomentar a pesquisa e como prêmio, custear a ida do participante ao Fórum em São Paulo? Baixe e compartilhe os ebooks anteriores, talvez sua marca já tenha sido citada!
7. Escola de Moda Decolonial do Fórum Fashion Revolution: Inscrever-se para assistir uma série de aulas organizadas em módulos criando uma jornada de transformação que deve começar com decolonizar a produção de conhecimento sobre a indústria da moda.
Encontros inspiradores com abordagens decoloniais guiadas por aproximações entre história, sociedade, economia, filosofia em aulas dialogadas com diferentes pontos de vista, percepções sobre o mundo e a moda, visões estéticas e políticas orientadas para construção de futuros melhores. Imersões nos saberes e fazeres dos povos originários no panorama contemporâneo entrecruzadas pela investigação da moda afro-brasileira, pela potência do feminino, da ancestralidade e pela riqueza dos estudos em biodiversidade.
Saiba tudo aqui.
8. Considere doar: Somos uma organização sem fins lucrativos, e para sustentar o trabalho funcionamos com doações e financiamentos.
Sua doação ajudará a equipe do Fashion Revolution Brasil a aumentar a conscientização ao redor do país com a missão global de mudar como as roupas são produzidas e consumidas.
Saiba mais informações sobre nossa transparência nos relatórios de Balanço Patrimonial e Financeiro e também no nosso Estatuto e Código de Ética disponíveis para download em nosso site oficial: https://www.fashionrevolution.org/south-america/brazil/Agora anote na agenda nossas datas importantes:
- Semana de 24 de abril: dia do Fashion Revolution
- Julho* inscrições para o Fórum Fashion Revolution
- Outubro* Apresentação do Fórum Fashion Revolution
- Novembro* Lançamento do Índice de Transparência da Moda Brasil
*previsão ajustada anualmente
Ah! Marcas podem realizar essas ações ao longo do ano todo viu! Mas concentrar na Semana FR contribui para o calendário da campanha! E não esqueça de nos contar o que fez por email ou marcando a gente nas redes sociais! (fashionrevolution.br@gmail.com). Coloque a Semana Fashion Revolution em seu calendário anual, e se prepare com antecedência!
Se você ficou com alguma dúvida me escreva! Vou adorar conhecer melhor vocês. Meu email: fashionrevolution.br@gmail.com .Beijos,
Marina de Luca
Fashion Revolution Brasil