O anseio por informação na Indústria da Moda

By Fashion Revolution

5 years ago

A indústria da moda tem respondido com lentidão às demandas da sociedade por mais transparência. A cada dia mais pessoas querem saber como as roupas que usam são produzidas. Se a lavoura de algodão contaminou rios com agrotóxicos. Se a fábrica de fibras sintéticas tratou direito os seus efluentes. Se as costureiras e os vendedores das
lojas foram bem remunerados pelo serviço.

Esse anseio por informação é uma resposta natural às tragédias e denúncias que marcam o setor nas últimas décadas. O desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, no ano de 2013, matou mais de 1.000 pessoas e talvez seja o maior símbolo global dos problemas dessa indústria. Mas, no Brasil, os consumidores também estão
preocupados com a situação de pobreza vivida por costureiras, que muitas vezes são encontradas em situação de escravidão contemporânea. A imprensa já acordou há alguns anos para o problema e tem produzido reportagens sobre esses flagrantes.

Algumas empresas também dão passos adiante, fazendo auditorias em seus fornecedores e abrindo detalhes sobre suas cadeias produtivas. Mas ainda é exceção. Que o Índice de Transparência da Moda possa incentivar que mais empresas se abram para o público, e que também as pessoas sejam incentivadas a cobrar mais informações sobre as roupas que vestem.

 

Por Marcel Gomes, secretário-executivo na Repórter Brasil

 

O lançamento da segunda edição do Índice de Transparência da Moda Brasil acontecerá em dezembro, e indicará em que medida grandes marcas da indústria estão divulgando publicamente suas informações em prol de uma maior prestação de contas.

A cada ano, o Índice de Transparência da Moda aborda e explora um conjunto de questões consideradas importantes para a indústria da moda com maior profundidade. Em 2019, o relatório brasileiro, assim como o global, dá destaque a quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Acompanhe nossas redes e fique por dentro do lançamento do Índice de Transparência e de outros temas voltados a um desenvolvimento mais sustentável na indústria da moda.

 

Equipe Fashion Revolution Brasil