Comunicado: Semana Fashion Revolution Brasil 2020 em meio a Covid-19

By Fashion Revolution

5 years ago

Mediante o cenário de pandemia de Covid-19, nossas estratégias mudaram. Estamos trabalhando alinhados com a Fashion Revolution global e por isso gostaríamos de compartilhar algumas das palavras das nossas fundadoras, Carry Somers e Orsola de Castro:

“É impossível desconsiderar os efeitos profundos que a pandemia está tendo e terá na população global, em nossa sociedade e nas dificuldades que todos enfrentaremos nos próximos meses; ninguém pode continuar com os negócios como de costume neste momento. Desde que o Fashion Revolution começou, após o desastre de Rana Plaza, em 2013, usamos nossa voz coletiva para reunir comunidades, oferecer apoio, compartilhar conhecimento e pensar criativamente sobre como encontrar soluções para situações desafiadoras.

 

Neste novo mundo do coronavírus, estamos tendo que repensar tudo, incluindo nossos próprios eventos programados para a Semana Fashion Revolution. Incentivamos você a operar da melhor maneira possível e permanecer unido no dia 24 de abril e durante a Semana para homenagear as vítimas do Rana Plaza e todos os outros desastres e injustiças que acontecem nas cadeias de fornecimento da moda. Adiaremos nossa ativação de Troca de Roupas até um momento em que seja seguro nos reunirmos novamente. Mas estamos trabalhando duro para digitalizar, adaptar nossos recursos e atualizar nosso conteúdo para responder à situação atual. Esta não é a ‘mudança’ que esperávamos, mas, mesmo assim, ao enfrentarmos essa crise – muitos de nós isoladamente – também podemos aprender coisas importantes.

 

A pandemia do coronavírus levará a uma enorme mudança comportamental e a uma inevitável desaceleração do consumo. Como sempre dizemos, as roupas mais sustentáveis são as que já estão em nossos guarda-roupas e podemos começar já, cuidando das roupas que temos, costurando botões, reparando bainhas e cerzindo. Reparar é um ato revolucionário, e a revolução começa com todos nós, em nossos próprios guarda-roupas.

 

Continuaremos mantendo esta comunidade global extraordinária viva e conectada. Juntos, estaremos mais presentes do que nunca. Seguiremos com nossas mensagens para uma indústria da moda que conserva e restaura o meio ambiente e valoriza as pessoas acima do crescimento e do lucro, e continuaremos a informar nossa comunidade global sobre os tópicos urgentes que a indústria da moda enfrenta enquanto luta para se tornar mais sustentável. Podemos optar por usar nosso tempo extra examinando a fundo as marcas de moda e pedindo maior responsabilidade.

 

No Fashion Revolution dizemos Seja Curioso, Descubra, Faça Algo. Ao entrarmos no sétimo ano de campanha, estamos muito orgulhosos de nossas conquistas coletivas: certamente deixamos mais pessoas mais curiosas e, portanto, milhões de cidadãos se empenharam em descobrir mais. Agora é a hora de fazer algo. Traga seu ativismo para casa. Transforme-o em ações diárias: conserte, remende, revenda, aprenda algo novo. Investigue suas roupas: observe as etiquetas, analise seus detalhes, pesquise as marcas. Dê uma olhada em uma etiqueta de composição que não chega nem perto de dizer sua lista completa de itens; uma etiqueta ‘Made in’ que não informa sobre onde o tecido foi fabricado ou as matérias-primas adquiridas.

 

Mas o mais importante, use seu ativismo para ajudar os outros. Use sua voz e ajude-nos a aumentar a conscientização sobre as pessoas mais vulneráveis da indústria da moda – os trabalhadores de vestuário sem assistência médica ou licença saúde, cujas condições de vida e de trabalho serão devastadas por essa pandemia. Claro que todos nós podemos ajudar quem está mais perto de casa também. Se você é um especialista em conteúdo de mídias sociais, considere ajudar uma empresa local a apoiar suas comunidades; se você é um designer ou criador, veja como pode oferecer ajuda a sua comunidade para falar sobre o coronavírus. Se você tem filhos fora da escola, reserve um tempo para ensiná-los o básico sobre costura e remendos.

 

Sempre que pudermos, usaremos nossa voz e nossas habilidades para ajudar os outros. Podemos usar esta crise para fazer uma pausa: fazer um balanço, focar em nossa consciência social, refletir e garantir que as medidas drásticas que estamos enfrentando nos levarão a estar mais bem preparados e mais comprometidos à medida que avançamos para um futuro mais consciente e cuidadoso.”

 


No Brasil, a equipe também está preparando novos materiais para que a campanha #QuemFezMinhasRoupas contemple o bem-estar das trabalhadoras e trabalhadores perante a pandemia. Em sinergia com o Fashion Revolution Global, incentivamos que você faça uma pausa e repense o tempo que passa online. Encorajamos você a refletir sobre as mudanças que o mundo está passando neste momento e suas possíveis consequências. O que isso
pode nos ensinar?

Inicialmente, desenhamos uma estratégia que realoca os eventos físicos para eventos online, com links de transmissão hospedados em uma agenda no site Semana Fashion Revolution. Mas, entendemos que nos próximos meses o espaço de uso da internet será disputado por muitas notícias, financiamentos coletivos para dar suporte a pequenas empresas, aulas online, mensagens de solidariedade e outras oportunidades de produção de conteúdo, portanto incentivamos que a Semana Fashion Revolution seja um espaço catalisador com informações de qualidade, oferecendo visibilidade para quem precisa e provocando questionamentos pertinentes ao momento.

Compartilhe o que você está fazendo! Sugerimos o uso da hashtag #SemanaDigital para acompanhamento das ações que acontecerão neste período. Além é claro das hashtags de campanha usuais como #fashionrevolution #quemfezminhasroupas #doquesãofeitasminhasroupas. Vamos reunir em uma tag a profusão de ideias criativas que irão surgir neste período de reflexões, aprendizados, criação e solidariedade. Essa é a semana que queremos ver acontecer. Fiquem seguros e tranquilos, nós estaremos por aqui, reunidos neste grande e potente movimento de mudança.

Abraços,
Equipe Fashion Revolution Brasil.