Carta Aberta Fashion Revolution

By Fashion Revolution

5 years ago

Querida comunidade

O Fashion Revolution entrou recentemente em seu sétimo ano de campanha por uma indústria da moda mais justa e transparente. Isso significa que é hora de fazer um balanço e compartilhar alguns dos progressos e impactos que temos observado, como forma de refinar o modo como planejamos avançar ao longo dos próximos cinco anos de luta por mudança sistêmica na indústria. Nós também queremos pedir a sua ajuda.  

Em 2014, o primeiro ano, lembramos do desastre das fábricas no Rana Plaza e incentivamos a comunidade global a perguntar #QuemFezMinhasRoupas, quando transparência não era uma palavra prontamente associada à indústria da moda global. Cinco anos se passaram e o Índice de Transparência da Moda anual do Fashion Revolution, que analisa e classifica 200 das maiores varejistas e marcas do mundo [e 30 do Brasil], é reconhecido como uma ferramenta valiosa para pressionar as marcas em relação a uma maior transparência ao longo de suas cadeias de suprimentos. As marcas agora trabalham ativamente para melhorar suas pontuações, aumentando seus níveis de transparência junto a isso. Em 2019, houve um aumento médio de 5% no nível de transparência das 150 grandes marcas e varejistas analisadas em 2018 pelo índice global, e um aumento de 9% entre as 98 marcas analisadas desde 2017. O índice influenciou dezenas das maiores marcas a publicar seus fornecedores pela primeira vez e alterar algumas de suas políticas. É algo lento, mas juntos estamos progredindo. A transparência é agora aceita como uma ferramenta para melhorar tanto os direitos humanos quanto os impactos ambientais no setor.

“A indústria da moda foi construída sobre sigilo e elitismo; ela era opaca. A transparência é disruptiva – nesse sentido, ela é uma sopro de ar fresco e uma arma útil de mudança.” – Orsola de Castro, cofundadora e diretora criativa, Fashion Revolution. 

Ainda há muito trabalho a ser feito, e juntos precisamos progredir mais rapidamente em realizações para as quais já construímos as bases. É por esse motivo que estamos pedindo suas doações. Com o seu apoio, continuaremos a pressionar por mudanças positivas dentro marcas e varejistas, bem como por mudanças de políticas no governo, e mudança comportamental e cultural entre os cidadãos do mundo.

FAÇA UMA DOAÇÃO

Juntos, já conseguimos muito. Nós produzimos o Garment Worker Diaries [Diários de Trabalhadores de Vestuário], documentando as vidas cotidianas e as realidades econômicas dos trabalhadores de vestuário; produzimos filmes para incentivar as pessoas a pensar sobre quem faz suas roupas e ferramentas que permitem que as pessoas façam perguntas sobre suas marcas favoritas. Nós criamos um ambiente em que essas questões têm poder, e onde as vozes individuais – as suas vozes – realmente podem ter impacto. Nós prosseguiremos com nossa capacidade única de unir os pontos entre trabalhadores na cadeia de suprimentos, donos de fábricas, ONGs, líderes da indústria, ativistas, sindicatos, formuladores de políticas e cidadãos como você, que se importam e querem ver uma mudança radical na indústria da moda.

Nós inspiramos, estimulamos, provocamos e investigamos. Nós fizemos perguntas. Nós realizamos pesquisas extensas e as disponibilizamos de forma aberta, tornando-as acessíveis a todos: escolas, estudantes, cidadãos, marcas e designers que foram inspirados a mudar nossas relações com as roupas, com as pessoas que as produzem e com os materiais que elas são feitas. 

Nós nos orgulhamos de nossa busca por equidade, baseamos o nosso trabalho em fatos e dados concretos, ao passo que amplificamos as vozes das pessoas que trabalham ao longo de toda cadeia de fornecimento e que estão no centro de tudo o que fazemos. Somos únicos em nossa poderosa capacidade de comunicar de forma clara e direta com os milhões de cidadãos ao redor do mundo que têm uma meta em comum: o desejo de uma indústria justa, limpa, segura e responsável. O nosso manifesto, lançado durante a Semana Fashion Revolution 2018, é o nosso sonho e sabemos que também é o seu. Não vamos parar até que isso se torne realidade. 

Nosso progresso coletivo nos trouxe até aqui, porém nós não podemos fazer isso sozinhos. Nós continuamos precisando de sua ajuda. Queremos aprofundar o importante trabalho que realizamos e ter você ao nosso lado na jornada. Nós queremos continuar chamando à responsabilidade os CEOs e os líderes da indústria da moda com uso de nosso Índice de Transparência da Moda. Temos planos de expandir nossa pesquisa global de 200 para 250 grandes marcas em 2020. No ano passado, o primeiro Índice de Transparência da Moda específico para um país foi publicado no Brasil. Essa é uma ferramenta necessária à indústria ao redor do mundo e temos planos de realizar essa pesquisa em mais países. Nós queremos continuar a escrever relatórios que informem e criem mudanças nos mais altos níveis do governo. Queremos dar prosseguimento à nossa pesquisa inovadora que lança luz sobre as questões ambientais e sociais escondidas na moda. Queremos continuar publicando recursos que inspirem cidadãos e profissionais da indústria a valorizar suas roupas e apreciar a arte e a cultura que sustentam a indústria da moda. 

Queremos continuar a trabalhar com quem faz a diferença para mostrar a vocês como consertar suas roupas e cuidar melhor delas. Em junho de 2019, nós realizamos nosso segundo curso online gratuito que inspirou mais de 10.000 pessoas ao redor do mundo, de Myanmar a Manchester. O retorno incrível provou que esse curso mudou verdadeiramente as atitudes das pessoas para sempre. Ele fez com que as pessoas pensassem sobre a indústria de maneiras que muitas delas nunca haviam considerado anteriormente. Ele está permitindo que os colaboradores dentro das marcas, jovens estilistas que estão começando na indústria, e cidadãos interessados em ser mais bem informados sobre a origem de suas roupas, pressionem em prol de uma abordagem diferente para exigir um sistema inteiramente novo. Queremos trazer a vocês ainda mais ferramentas e recursos como esses no futuro.

FAÇA UMA DOAÇÃO

O Fashion Revolution é uma campanha global que cresceu como um incêndio e continua a crescer. Não é equivocado pensar que as pessoas que trabalham na cadeia de fornecimento precisam que continuemos demonstrando solidariedade a elas e pressionando em prol de pagamentos justos e condições de trabalho seguras. Neste ano, nós também nos juntamos a diversas instituições culturais para declarar uma Emergência Climática, e assinamos a Carta da Indústria da Moda para Ação Climática das Nações Unidas.  Ela pede para que a indústria atinja a marca de zero emissão de gases de efeito estufa até 2050. Nós precisamos de ações urgentes para conter o impacto ambiental irrestrito dessa indústria, e sabemos que muitos de vocês estão interessados em aprender mais sobre esse tópico em particular (em nossa pesquisa recente, 61% das pessoas nos disseram que querem saber mais sobre o impacto ambiental da indústria da moda).  

Porém, embora tenhamos grandes metas e ambições, como equipe somos bem pequenos. Nós trabalhamos de forma remota, evitando os custos de se manter um escritório, o que por sua vez permite que concentremos nossas doações em campanhas e pesquisa. Atualmente dependemos de financiamento através de doações e do tempo e da paixão de nossos dedicados voluntários ao redor do mundo. Nós frequentemente negamos financiamento de corporações para que possamos continuar sendo coerentes com a nossa causa, não sendo influenciados pela interferência e pelos interesses de dentro da indústria. Isso é de crucial importância para nós. E, como muitas instituições de caridade no momento, precisamos de apoio para continuar fazendo mais, e fazendo mais rápido a fim de alcançar a tão necessária mudança sistêmica.   

Nós somos o Fashion Revolution. Nós somos você. Se você gostaria de ver o trabalho que efetuamos tendo continuidade e auxiliar o crescimento de uma comunidade de indivíduos que pensam como você, nós realmente apreciaríamos o seu apoio. Não apenas nos termos de fazer perguntas, falar e agir, o que sabemos que você já faz com veemência, mas na forma de doações, por menores que sejam. De modo que nosso trabalho possa permanecer aberto, global, livre e acessível a todos os cidadãos, e não restrito apenas àqueles que podem pagar por isso. 

O seu apoio nos permite chamar à responsabilidade um número maior de grandes marcas e varejistas por meio do trabalho que realizamos com o Índice de Transparência da Moda.

O seu apoio nos permite focar na crise climática que se desdobra e afeta as comunidades e o nosso planeta, bem como no papel da indústria da moda nessa questão.

O seu apoio significa que podemos continuar lançando uma luz sobre as pessoas que trabalham nas cadeias de fornecimento da moda, a fim de ajudar a tornar suas vozes mais altas e lutar por melhores pagamentos e condições de trabalho.

O seu apoio nos dará a oportunidade de pressionar os governos em favor da criação de leis melhores que protejam o meio ambiente e as pessoas, tanto trabalhadores quanto usuários.

E por fim, o seu apoio permite que esse movimento global continue a crescer ao dar suporte a nossas equipes dedicadas ao redor do mundo. Com seu apoio, nós traremos a mudança.

 

Com imensa gratidão,

 

Orsola de Castro e Carry Somers