TERCEIRO FASHION REVOLUTION DAY NO BRASIL É CELEBRADO COM EXPOSIÇÕES DE BANDEIRAS DE RETALHOS

by admin 2 years ago
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedInEmail to someone

Por Eloisa Artuso

Como parte das celebrações da Fashion Revolution Week, que acontece em mais de 80 países entre os dias 18 e 24 de abril, o Fashion Revolution Brasil desenvolveu com o apoio de faculdades de moda em todo o país o projeto Bandeira de Retalhos.

Vivemos na era da produção rápida e de grande escala, gerando cada vez mais resíduos e produtos descartáveis que têm os lixões do mundo todo como destino. Só no Bairro do Bom Retiro, em São Paulo, são descartadas, todos os dias, 12 toneladas de retalhos.

Afim de criar novos paradigmas e fomentar a discussão sobre o problema do descarte têxtil entre os estudantes de moda, o projeto Bandeira de Retalhos propôs o envolvimento dos alunos na criação de bandeiras feitas a partir de retalhos descartados em salas de aula ou coletados em confecções antes que fossem jogados no lixo comum. Os alunos, por sua vez, decidiram como seria a construção da bandeira com total liberdade criativa.

Novos modelos de negócios e novas atitudes são necessários para tornar o problema do descarte têxtil em oportunidade. Juntos, devemos cobrar soluções dos órgãos governamentais, sugerir alternativas e criar novos processos que possam mitigar esse impacto.

foto descarte

As bandeiras serão hasteadas pelas faculdades participantes durante a Fashion Revolution Week. Os processos de criação, confecção e resultados finais das bandeiras estão sendo documentados e serão compartilhados através das mídias online, para mostrar para o Brasil e o mundo, o poder transformador das pessoas e da moda.

Veja algumas imagens do que está sendo feito:

foto bandeiras sendo feitas


Comments are closed here.