Será que você entendeu, o que é moda consciente?

By Fashion Revolution

7 years ago

Por Insecta shoes

Algumas pessoas imaginam que quando falamos em consumir “moda consciente” estamos falando, única e exclusivamente, sobre comprar produtos taxados como eco-friendly ou “sustentáveis”. Porém, moda consciente, ou consumo consciente, não é necessariamente sobre escolher um produto eco-friendly, mas sim sobre ser consciente do que se está comprando.

Por exemplo, quando compramos um chiclete de morango, a maioria de nós não sabe exatamente do que aquele chiclete é feito, nem como ele chegou até as nossas mãos. Não sabemos muito sobre a composição da tal goma de mascar, provavelmente não fazemos ideia que o corante vermelho responsável por deixar o chiclete vermelho é derivado dos insetos cochonilha, ou que a goma pode ser composta por sebo de carneiro.

O mesmo acontece na moda. Nós tendemos a comprar roupas sem saber de onde elas vierem, quem as fabricou e em quais condições. Às vezes, nem mesmo sabemos do que ela é composta – algodão, poliéster, lã? E como e sobre quais condições essas fibras foram produzidas? Muitos de nós não faz ideia que as peças produzidas têm uma etiqueta de composição, imagine então pensar no processo de produção da fibra.

Mas a realidade é que não estamos mais em tempo de consumir com tamanha falta de conexão. Cada vez mais, “a mercadoria que consumimos tornou-se apenas uma parte do amplo sistema de significações que nos constitui enquanto indivíduos pertencentes a um laço social”. É exatamente nesse momento de ressignificação, quando começamos a entender nossa responsabilidade não só como consumidor, mas como protagonista social, que a moda (e o consumo) consciente têm espaço para florescer.

A partir da nossa curiosidade e vontade de saber, buscamos informações e nos tornamos aptos para fazer escolhas realmente conscientes. Podemos comprar uma peça de roupa por R$15, mas saberemos que esse não é o valor mais justo a se pagar por um produto de moda. Podemos comprar aquela goma de mascar de morango, porém conscientes do que estamos colocando na boca.  Sabendo das diversos questões socioambientais envolvidas na produção de um produto, provavelmente teremos chance de fazer escolhas melhores, não só para nós, mas para o mundo

Texto enviado por Insecta shoes para Fashion Revolution Brasil