ISSO TE TRAZ ALEGRIA? MARIE KONDO E A RELAÇÃO COM AS NOSSAS ROUPAS

By Fashion Revolution

7 years ago

Por Modifica
A escritora japonesa Marie Kondo entrou na lista de autoras best-sellers, e caiu no gosto de muita gente mundo afora, com o livro “A Mágica Da Arrumação”. Categorizado junto com títulos de auto ajuda, o método promete não só transformar sua casa, mas mudar você. O mote principal do conceito da autoria japonesa é “rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou”.
Partindo desse princípio, Kondo desenvolveu uma técnica excelente para nos ajudar a arrumar nossas coisas, principalmente nosso guarda-roupa. De maneira muito resumida, a técnica consiste em olhar para todas as suas coisas e  calmamente se questionar: isso me traz alegria? O que te traz alegria você mantém, o que não te traz alegria você se desfaz.
Soa tão simples que pode parecer ineficaz, mas é inacreditável ouvir a quantidade de relatos de pessoas que se desfizeram de centenas de coisas e transformaram a casa, o guarda-roupa, o escritório em ambientes muito mais leves e eficazes. De todas as dicas de organização, nunca uma foi tão amplamente eficiente a ponto de em praticamente qualquer roda de conversa que surge o nome Marie Kondo alguém relatar sobre já ter testado o processo, ou conhecido alguém que testou, e saiu totalmente satisfeito dele.
Na verdade, nós não conhecíamos Marie Kondo até esse vídeo da Jout Jout  cair no nosso player do You Tube. Daí ficou decidido que alguém do Modefica precisava testar a técnica para ver se ela era realmente assim tão bombástica. Depois de descobrir quase cem peças de roupa que não traziam alegria, nossa editora geral conseguiu comprovar a eficácia do método Marie Kondo. Funciona e nos mostra como acumulamos coisas que não fazem mais sentido para nós.

Existem diversos livros, textos e dicas por ai ensinando como organizar coisas, principalmente o guarda-roupa, mas talvez o que faça a abordagem da autora ser, digamos, transformadora, seja o pressuposto de que essas coisas carregam energia e elas são responsáveis por suscitar em nós sentimentos bons ou ruins, dependendo da carga emocional que depositamos nelas.
Kondo propõe que, ao invés de analisarmos a eficácia de uma peça de maneira totalmente racional e prática, algo como “uso” ou “não uso”, devemos enxergar o intangível ali. Esse novo ângulo de visão torna o processo de se desfazer de coisas inúteis para nós muito mais simples e eficiente, afinal, por que manter peças que não te lembram coisas boas, ou não te fazem sentir bem? Não coincidentemente, a conclusão unânime de quem lê o livro e coloca as dicas da autora em prática é de que o processo é libertador.
Rapidamente seu guarda-roupa estará mais organizado e espaçoso, e você visualizará melhor as peças que tem, as peças nas quais realmente precisa investir e descobrirá algumas que estão lá paradas só porque precisam de uma reforminha básica como fazer a barra, trocar o forro ou atualizar a peça transformando um vestido em saia, por exemplo.
É claro que as 160 páginas do livro não falam apenas sobre separar as coisas entre as que te trazem ou não alegria. A autora têm uma série de regras a serem seguidas quando o assunto é arrumação e para quem ficou interessado, vale ir atrás do livro. Para quem não quer ler tudo, mas quer saber um pouco mais a dica é ver o vídeo da Jout Jout citado lá no começo do post.
Se você já passou pela mágica da arrumação, deixa seu comentário para sabermos mais sobre como foi com você. Se depois desse texto você se animou e vai fazer o processo Marie Kondo em alguma categoria de coisas da sua casa, não esquece de voltar aqui e contar também.
Texto enviado por Insectashoes.com para Fashion Revolution