Somos um movimento global que trabalha para que a moda conserve e restaure o meio ambiente, valorizando as pessoas acima do crescimento e do lucro.
Existimos para que a moda seja limpa, segura, justa, transparente, diversa e responsável para todos e todas. Nós atuamos por meio da comunicação, educação, colaboração, mobilização e participação.
No Brasil, operamos desde 2014 desenvolvendo projetos, realizando atividades e fomentando a união de uma rede de pessoas, iniciativas e organizações do setor. Em 2018, nos tornamos Instituto Fashion Revolution Brasil, uma organização da sociedade civil.
Como uma primeiro ação, participe da campanha nas redes sociais:
Acesse o nosso site e saiba mais sobre o Instituto:
Uma análise do nível de transparência de 60 grandes marcas e varejistas no Brasil. Disponível em inglês e português . Ranking the levels of transparency of 60 of the biggest fashion companies in Brazil. Available in portuguese and english.
DOWNLOADO Fórum Fashion Revolution foi a primeira plataforma do país criada exclusivamente para fomentar a pesquisa e o debate sobre desafios e práticas afirmativas (inclusão, equidade e diversidade) dentro do sistema da moda. Em sua 5ª edição, o tema escolhido para os trabalhos é "Manualidades, Diversidade, Meio Ambiente e Circularidade".
DOWNLOADUma análise do nível de transparência de 60 grandes marcas e varejistas no Brasil. Também disponível em inglês. Ranking the levels of transparency of 60 of the biggest fashion companies in Brazil. Also available in portuguese.
DOWNLOADO Comitê nasce como um fórum consultivo visando a transversalização da equidade racial nas práticas da organização e, atualmente, está engajando outros formatos de atuação que se estruturam em torno de espaços de estudo, ações de relacionamento e fortalecimento das capacidades dos envolvidos com o intuito de impactar nas articulações e nos projetos promovidos pelo instituto ao longo do ano.
DOWNLOADO Guia de Transparência é baseado nas análises e resultados do Índice de Transparência da Moda Brasil 2021, com foco em mudança climática e biodiversidade, igualdade de gênero e racial. Ele foi desenhado para facilitar o acesso a informações sobre transparência para micro e pequenas empresas do setor, assim como para outras partes interessadas.
DOWNLOADUma análise do nível de transparência de 50 grandes marcas e varejistas no Brasil. Também disponível em inglês. Ranking the levels of transparency of 50 of the biggest fashion companies in Brazil. Also available in portuguese.
DOWNLOADUma análise do nível de transparência de 40 grandes marcas e varejistas no Brasil. Também disponível em inglês. Ranking the levels of transparency of 40 of the biggest fashion companies in Brazil. Also available in portuguese.
DOWNLOADVolume III - 2020 (versão acessível): Este ano, lançamos também a versão acessível do nosso ebook para pessoas com deficiência visual, com todos os trabalhos, falando sobre: consumo, condições de trabalho, composição e ações coletivas.
DOWNLOADUma análise do nível de transparência de 30 grandes marcas e varejistas no Brasil. Também disponível em inglês. Ranking the levels of transparency of 30 of the biggest fashion companies in Brazil. Also available in portuguese.
DOWNLOADUma análise do nível de transparência de 20 grandes marcas e varejistas no Brasil. Também disponível em português. Portuguese. Ranking the levels of transparency of 20 of the biggest fashion companies in Brazil. Also available in Portuguese. Portuguese.
DOWNLOADO Fashion Revolution Forum é o primeiro do Brasil criado exclusivamente para analisar cenários, desafios e soluções para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento sustentável na indústria da moda. Fashion Revolution Forum is the first in Brazil exclusively created to analyse scenarios, challenges and solutions to foster research and sustainable development in the fashion industry.
DOWNLOADO Fashion Revolution Forum é o primeiro do Brasil criado exclusivamente para analisar cenários, desafios e soluções para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento sustentável na indústria da moda. Fashion Revolution Forum is the first in Brazil exclusively created to analyse scenarios, challenges and solutions to foster research and sustainable development in the fashion industry.
DOWNLOADUma análise do nível de transparência de 100 grandes marcas e varejistas globais. Ranking the levels of transparency of 100 of the biggest global fashion companies
DOWNLOADFaça o download de 'Como ser um Revolucionário da Moda’, o material está cheio de inspiração e ideias sobre como você pode usar sua voz e poder para transformar a indústria da moda. Download the ‘How to be a Fashion Revolutionary‘ booklet. It’s full of inspiration and ideas about how you can use your voice and your power to transform the fashion industry as we know it.
DOWNLOADNo lugar de comprar uma peça nova, apaixone-se de novo pelas roupas que você já tem. Compartilhe sua história ou escreva uma carta de amor sobre um item que signifique muito para você. Rather than buying new, fall back in love with the clothes you already own. Share your story, or write a love letter about an item of clothing that means a lot to you.
DOWNLOADQuer evitar comprar roupas novas? Encare o desafio #halternative - uma maneira de renovar seu guarda-roupa sem comprar nada novo: de compras de segunda mão, trocas com amigos, aluguel de peças especiais à customizações feitas por você mesmo. Want to avoid buying new clothes? Take the #haulternative challenge — a way of refreshing your wardrobe without buying new clothes: from shopping secondhand, swapping with a friend, renting special pieces, to DIY customisation.
DOWNLOADVocê pode fazer o download e imprimir as plaquinhas para usar em sua selfie quando for perguntar às marcas #quemfezminhasroupas? You can download and print these posters to use with your selfie, when asking brands and retailers #whomademyclothes?
DOWNLOADConvidamos as marcas a mostrarem as pessoas em suas cadeias de fornecimento compartilhando suas histórias e ajudando a transformar a indústria através da transparência. Faça o download e imprima a plaquinha ‘Eu fiz suas roupas’ para seus fornecedores usarem nas fotos e compartilharem #eufizsuasroupas. We invite brands and retailers to show the people in your supply chain by sharing their stories, and help transform the industry by demonstrating transparency in your supply chain. Download and print 'I made your clothes' poster for your producers to hold, and share using #imadeyourclothes
DOWNLOADO Instituto Fashion Revolution Brasil é uma associação de direito privado, sem fins econômicos e sem fins lucrativos que em 2014 começou sua atuação no Brasil como movimento ativista e em 2018 foi instituído como associação para promover uma indústria da moda limpa, segura, justa, transparente e responsável. Atua por meio de pesquisa, informação, educação, colaboração e mobilização mediante a união de pessoas comprometidas com a defesa dos direitos humanos e ambientais voltados para a cadeia de produção e consumo de moda.
Neste momento o trabalho do Instituto Fashion Revolution Brasil é mantido através de editais (públicos e privados) e do apoio da Laudes Foundation, uma fundação independente criada em resposta à urgente demanda global de acelerar a transição para uma economia justa e regenerativa.
O Instituto Fashion Revolution Brasil reconhece o valor de trabalhar em parceria com outras organizações que apoiam sua missão, buscando oportunidades de colaborar e realizar parcerias.
Apoiadores: Abvtex, British Council, Egeo, Inpacto, Laudes Foundation, Reos Partner, Sistema B e Unibes Cultural.
Parceiros Fórum Fashion Revolution Brasil: Belas Artes, IBModa, IED, Unisinos e Senac
Parceiro Acadêmico: Royal College of Art (RCA)
Apoiadores Institucionais do Indice de Transparência da Moda Brasil: Abit, Abvtex, Aliança Empreendedora, Coppead – UFRJ, InPacto, Laudes Foundation e Sebrae.
Em nossa jornada antirracista, compreendemos a necessidade de articular ações e grupos direcionados para a pauta e agenda racial na moda. Surgiu então, em novembro de 2020, o Comitê Racial, composto por pessoas negras de nossa rede de norte a sul do Brasil.
Viviana Santiago*, especialista em gênero e raça, orientou a criação do espaço e destaca como “implantar um comitê de raça possibilita que o Fashion Revolution Brasil seja sempre lembrado da urgência, importância e inegociabilidade da questão racial para a promoção de uma revolução na moda.” As relações entre moda e raça são muitas. Taya Nicaccio, integrante do Comitê, destaca que elas ocorrem muito por meio do racismo, estrutura dominante das relações sociais. “Raça e moda sempre caminharam lado a lado, sob um olhar padronizado que intenciona o eurocentrismo, sendo esse, um dos principais motivos para não vermos pessoas negras e povos originários sendo apresentados como autores de suas próprias narrativas e referências nos espaços pertencentes a moda”, aponta.
O Comitê nasce como um fórum consultivo visando a transversalização da equidade racial nas práticas da organização e, atualmente, está engajando outros formatos de atuação que se estruturam em torno de espaços de estudo, ações de relacionamento e fortalecimento das capacidades dos envolvidos com o intuito de impactar nas articulações e nos projetos promovidos pelo Instituto ao longo do ano. Algumas dessas ações incluem campanhas internas envolvendo a equipe núcleo, representantes, docentes embaixadores, estudantes embaixadores, marcas e demais parceiros com o propósito de aumentar nosso envolvimento na agenda antirracista para promover relações étnico-raciais saudáveis.
Diante da realidade da indústria da moda, que apresenta baixo nível de presença, pertencimento e emancipação financeira nos espaços de atuação de profissionais racializados e de grupos minorizados no mercado de moda brasileira, e acreditando no nosso potencial em contribuir com o processo de revolução na moda; ampliamos nosso escopo e abraçamos, além das pessoas negras, indígenas e não brancas, também pessoas lgbtqiap+, pessoas com deficiência entre outros grupos minorizados. Sendo assim, próximo de completar dois anos de existência, o comitê passa a se chamar Comitê Racial e de Diversidade Fashion Revolution Brasil.
Acompanhe as pessoas que integram o Comitê e nossa jornada antirracista para revolucionar a moda: @fash_rev_brasil. Dúvidas, sugestões e troca de ideias podem ser enviadas para frd.comite@gmail.com
* Vita Santiago é mestre em saúde mental, terapeuta e ativista dos direitos humanos com foco na população negra (Texas-EUA) @vi.e.vita
Saiba mais sobre o Comitê, leia nossa matéria publicada no blog do Fashion Revolution Brasil no site da Carta Capital: “A urgência da igualdade racial e da diversidade na indústria da moda”
Documentos disponíveis para download
Agora você pode doar diretamente para o Fashion Revolution Brasil!
Sua doação ajudará a equipe do Fashion Revolution Brasil a aumentar a conscientização ao redor do país sobre sobre a missão global do Fashion Revolution de mudar como as roupas são produzidas e consumidas. A gradecemos o apoio ao Fashion Revolution Brasil.
DOE AQUIConheça a equipe núcleo do Fashion Revolution Brasil, faça o download do nosso caromêtro: