Consumo consciente: O poder transformador em nossas mãos

By Fashion Revolution

9 years ago

Durante as últimas semanas, a equipe do Fashion Revolution Brasil foi convidada para discutir o tema “Consumo Consciente” em diversos eventos.

Percebo, felizmente, que o assunto está tomando espaço e que o momento é este: dividir informações para multiplicar conhecimentos; agregar e rever paradigmas de valores essenciais como justiça, igualdade e compaixão que, na atual sociedade, parece que foram esquecidos, para dar lugar à ganância, poder e individualidade.

O problema é amplo, é social, cultural, ambiental e econômico. A culpa é das escolas, do governo, da mídia e de todos, inclusive nossa! Nós somos parte deste problema, nós o alimentamos e agora devemos agir para solucioná-lo…

Como?

Para pensar em como consumir com consciência, é fundamental que se entenda primeiramente o momento em que o planeta está passando: recursos naturais se esgotam, mudanças climáticas cada vez mais intensas, aumento populacional, crises hídricas e entre outros fatos que já estão acontecendo e tendem a piorar a um ponto indescritível. O mundo precisa de gente com coragem e disponibilidade para se transformar e multiplicar a transformação!

Acredito que o fundamental é que haja um interesse genuíno, estar disposto a sair da zona de conforto, a abrir a mente (e o coração) para começar a observar, não só o seu guarda roupa, mas o mundo, de uma forma diferente, holística. Perceber que toda matéria veio de algum lugar e que recursos naturais foram usados para produzi-la, e inclusive passou por um vasto processo para chegar até nós, e que mais cedo ou mais tarde, irá para outro lugar, um aterro. Vidas são envolvidas em qualquer processo produtivo, as pegadas deixadas podem perdurar por gerações e com danos irreparáveis.

Aconselho, na prática, que se pense no ciclo completo de cada produto que for adquirido. De onde veio? Como foi feito? Qual material foi usado? Quem fez? Como fez? Em quais condições? Preciso disso? Vai durar? Vai para onde depois? Quem está lucrando? Lembrando que cada ato, cada compra é um voto para o futuro…

Vamos procurar informações, agir de forma coerente com o que acreditamos, fazer parte desta revolução e da força positiva transformadora!