7 LIVROS SOBRE MODA E SUSTENTABILIDADE PARA TER NA CABECEIRA

By Fashion Revolution

7 years ago

Por Modefica

Esses dias, nós lemos na timeline do Facebook uma alma inquieta lançando a pergunta: “você já teve aquele sentimento de entrar em uma livraria e ficar angustiado por que sabe que são muitos livros e pouquíssimo tempo para lê-los?”. Nós temos esse sentimento e com certa frequência. Afinal, nem o mais gênio e treinado em leitura dinâmica seria capaz de ler todos os bons livros diariamente lançados pelo mundo afora.

Mas é bem possível minimizar essa sensação de impossibilidade focando nosso precioso tempo em livros que abordam assuntos relacionados aos nossos interesses mais aflorados. Por aqui, não vai ser nenhuma surpresa dizermos que sustentabilidade na moda, consumo e capitalismo consciente, e veganismo são temas sempre presentes na nossa cabeceira.

Existem muitos bons livros sobre todos esses temas, livros que são referência para qualquer pessoa que queira se aprofundar mais em algumas dessas questões que tanto nos interessam. Porém, como a mente do ser humano só pode absorver uma determinada quantidade de informação por vez, nossa lista de dica de leitura de hoje vai focar em sustentabilidade na moda com alguns livros destinados a designers e empreendedores de moda, e outros escritos para consumidores curiosos.

Como, infelizmente, nem todos os títulos ganharam sua versão brasileira, nós estamos sugerindo algumas edições em inglês também. Assim a biblioteca fica bem rica.

Em Português

Moda Ética Para Um Futuro Sustentável (2014)

Autor: Elena Salcedo // Editora: GG Brasil

Você sabia que um adolescente médio espanhol usa a mesma peça de roupa apenas 4 vezes? Isso porque comprar uma peça nova é mais barato que tomar um café com salgado. Fatos como esse, a autora espanhola Elena Salcedo conta em seu livro recheado de informações que analisam desafios e soluções ao se pensar em uma moda mais sustentável. Leitura indicada não só para designers, como também para consumidores em geral que tenham interesse em saber mais sobre esse universo e como comprar de maneira mais consciente e ética.

Moda Sustentável (2015)

Autor: Alison Gwilt // Editora: GG Brasil

Em um livro fácil de ler, Gwilt dedica todo seu pensamento às análises de possibilidades do design focado em estilo e sustentabilidade. Ao longo do livro, são esclarecidos termos como ‘upcycling’, e apresentadas diversas marcas e iniciativas que fazem diferente. O livro é um convite para estilistas repensarem sua relação com a criação de produto.

Moda E Sustentabilidade: Uma Reflexão Necessária (2012)

Autor: Lilyan Berlim // Editora: Estação Das Letras

O primeiro livro brasileiro de moda e sustentabilidade conta com os resultados de uma vasta pesquisa de 4 anos dentro desse universo. Berlim contextualiza o tema e suas reflexões interligando-os com os hábitos de consumo e modelos de negócios da nossa sociedade atual. Não é um livro pensado para ser fácil de ler, por isso é indicado para aqueles que realmente estão preparados para uma profunda imersão no universo da moda e da sustentabilidade.

Moda E Sustentabilidade: Design Para Mudança (2012)

Autor:  Lynda Grose e Kate Fletcher // Editora: Senac-SP

Nessa publicação, as pesquisadoras e ativistas, Lynda e Kate, examinam como a sustentabilidade tem o poder de transformar a indústria da moda e todas as pessoas que trabalham nela. O livro é dividido em três temas principais: transformando os produtos de moda, transformando os sistemas de moda e transformando a prática do design de moda. Como o nome sugere, a dupla apresenta novas soluções para os profissionais da área.

Em Inglês

Stitched Up – The Anti-Capitalist Book of Fashion (2014)

Autor: Tansy E. Hoskins // Editora: Pluto Press – Fernwood Publishing

Hoskins é uma outsider da moda, ou seja, ela nunca esteve dentro da indústria, mas a sua dissertação sobre o assunto, ligando de Karl Lagerfeld a Karl Marx, é extremamente precisa. [Spoiler Alert] Não existe um final feliz aqui e a saída apresentada pela autora sugere um mundo completamente diferente, não só a moda, baseado numa economia pós-capitalista. No caminho, dados horripilantes sobre uma das indústrias mais sedutoras do mundo comprovam as problemáticas por trás de qualquer roupa.

Wear No Evil (2014)

Autor: Greta Eagan // Editora: Running Press

“Doing good and looking good” (algo como fazer o bem e se vestir bem) é o lema de Greta Eagan. Unindo dicas de estilo de uma consultora de imagem profissional com consumo de moda ética e consciente, o livro de Eagan é dedicado a todas as mulheres que queiram ter uma relação melhor com o guarda-roupa, com a moda e com o planeta. Fácil e rápido de ler, vale ter sempre um post-it do lado para marcas as melhores dicas.

Texto enviado por insectashoes para Fashion Revolution